DZone

ASPECTOS POLÍTICOS
REPRESENTAÇÃO MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL


O coronel Jerônimo Ribeiro é a principal figura política do município, embora seu grupo político tenha ficado sem participação na administração, durante oito anos no período de 1996 a 2004, quando o PMDB, representado por Pedro Ribeiro e seus pais, Jorge Ribeiro de Sá e Celina Belarmina Loiola, dissidentes do grupo do Coronel que havia rompido aliança, por conta de desentendimentos político com o Prefeito da época, Olímpio Cardoso Filho, que era, também, sucessor de José Borges Ribeiro, filho de Jerônimo Ribeiro. Em oposição ao grupo do Coronel que se perdurava desde a sua emancipação política, em 1926, Pedro Ribeiro iniciou sua participação apresentando ao povo de Uauá o Deputado Federal João Almeida, que obteve na ocasião o maior respaldo eleitoral no município, com uma votação jamais registrada na sua história para um representante legislativo estadual ou federal. Pedro Ribeiro após três tentativas nas eleições para prefeito foi eleito enfim, rompendo uma hegemonia de 70 anos. Mas infelizmente, em dezembro de 1998 um trágico acidente automobilístico na capital baiana ceifou sua vida prematuramente, impedindo-o de provar a todos que seria de fato, o prefeito da mudança. Assumiu a prefeitura o seu vice Uilson Gonçalves Menezes e logo após no mandato seguinte assumiu como prefeita e vice-prefeito, consecutivamente, sua cunhada Ítala Maria da Silva Lôbo Ribeiro e o vice, seu irmão José Jacson Loiola Ribeiro, interrompido por conta de o seu grupo ter sido derrotado sucessivamente nas duas últimas eleições, não lhes permitindo a sucessão da aliança de oposição ao grupo de maior tempo na representação político-administrativa de Uauá.
São representantes do município na Assembléia Legislativa os deputados, Adolfo Menezes (PRP), Elmar Nascimento (PL), Fátima Nunes (PT), Roberto Carlos (PTB), entre outros.
Representantes na esfera Federal, os deputados José Nunes (DEM), Rui Costa (PT), Josephe Bandeira (PT), Domingos Leonelli (PSB), Lucio Vieira Lima (PMDB), entre outros.

PODER EXECUTIVO
O poder executivo é exercido pelo prefeito Jorge Luis Lôbo Rosa (PRTB), reeleito, no cargo até 2012, pelo vice-prefeito Péricles Cardoso de Oliveira (PR) e a participação dos Secretários Municipais. O Gabinete do Prefeito fica na Prefeitura Municipal, situada na Praça Belarmino José Rodrigues, 09, Centro – Uauá
PODER LEGISLATIVO
O Poder Legislativo é exercido pela Câmara de Vereadores constituída pelos representantes do povo (vereadores) eleitos em votação direta para o mandato de quatro anos. A Câmara de Vereadores de Uauá possui nove vereadores, sendo sete da bancada do governo e dois da bancada de oposição. É o atual presidente da Câmara o Vereador João Alves dos Santos.
PODER JUDICIÁRIO
Seus principais órgãos estão instalados no prédio do Fórum Municipal Professor Rogério Gordilho de Faria. Comarca de Primeira entrância – Juiz Titular: Dr. André Andrade Vieira e Promotora substituta: Drª. Verena Lima de Oliveira Leal.
RELAÇÃO DE PREFEITOS A PARTIR DE 1989 E CARACTERÍSCAS DA ADMINISTRAÇÃO:

1989-1992 – Administração JOSÉ BORGES RIBEIRO:
– Em seu segundo mandato como Prefeito de Uauá, José Borges Ribeiro deu prioridade à infra-estrutura e ao bem-estar social do município.

1993-1996 – Administração OLÍMPIO CARDOSO FILHO:
– Em seu segundo mandato como Prefeito de Uauá, Olímpio Cardoso Filho deu seguimento às obras de infra-estrutura iniciadas pelo seu antecessor, além de fortalecer ainda mais o nosso famoso “São João” com a valorização das tradições e culturas locais.

1997-1998 – Administração PEDRO BATISTA RIBEIRO:
– Eleito por uma forte campanha inovadora de conscientização de nosso povo e reflexo da esperança de mudança política do município, principalmente por conta do revezamento no poder entre os dois últimos prefeitos. Pauta o seu governo falando em uma nova mentalidade de administração, Suas principais realizações foram na área de urbanismo e infra-estrutura, ficou denominado, “O Prefeito da Mudança”

1999-2000 – Administração UILSON GONÇALVES MENEZES:
– Com a morte de Pedro Ribeiro, assumiu a Prefeitura de Uauá o seu vice Uilson Gonçalves Menezes, que apesar de ter rompido politicamente com o chefe do executivo e seu grupo político, prometeu dar continuidade ao seu trabalho e às mudanças que Uauá tanto precisava. Concentrou esforços na zona rural do município e teve boa avaliação na área de cultura e educação, embora sua administração não conseguisse conquistas que lhe coubesse notoriedade.

2001-2004 – Administração ÍTALA MARIA DA SILVA LÔBO RIBEIRO:
– Eleita com forte apelo emocional por ser cunhada do falecido Pedro Ribeiro, Ítala Maria da Silva Lôbo Ribeiro a qual, inusitadamente, compôs a chapa com seu esposo José Jacson Loiola (vice-prefeito), prometeu uma gestão voltada para a retomada dos trabalhos iniciados pelo ex-gestor finado. Entretanto a sua gestão ficou marcada por não corresponder as expectativas dos munícipes uauenses, inclusive de seus correligionários, eleitorado, funcionários públicos etc.

2005-2008 – Administração JORGE LUIZ LÔBO ROSA:
– Depois de muitos anos sem fatos político-administrativos de impacto, a população uauaense via na eleição de Jorge Luiz Lôbo Rosa uma perspectiva de mudança real do nosso município, principalmente pela postura progressista e aguerrida do seu mais recente gestor. Sua principal particularidade é o desenvolvimento de inúmeros projetos e obras nas áreas de infra-estrutura, esporte, urbanismo, educação, assistência social etc., a exemplo de quadras poliesportivas, do gramado do Estádio Municipal, incremento dos Programas Sociais do Governo Federal, da urbanização das vias que lhe valeram a reeleição para o quadriênio 2009-2012.


© Copyright 2011 - Natela Eventos - Jorge Trindade (74) 99952839 - (87) 81025401

Desenvolvido por William França (74) 99959130